sábado, 11 de abril de 2020

Afinal, por que é tão difícil enriquecer?

O principal desafio de quem tem problemas para lidar com o dinheiro é justamente a delicada relação entre desejos, necessidades e prioridades. É difícil se convencer a deixar uma compra de lado quando ela surge como esperança diante de um dia a dia pesado e tenso, eu sei disso muito bem.

O que é interessante é que ao abraçar e praticar a educação financeira de uma forma inteligente poderemos experimentar sensações semelhantes de alegria e motivação, mas relacionadas às conquistas de patrimônio, desejos de consumo e sonhos ligados à realização pessoal.

Três comportamentos que atrapalham o sonho de ficar rico
Durante estes anos trabalhando com finanças pessoais, percebi que todas as pessoas apresentam, em maior ou menor grau, três comportamentos nocivos em relação ao enriquecimento:

1. Ausência de prioridades

É comum agirmos de forma irresponsável quando não temos prioridades capazes de nos motivar diante das decisões de consumo movidas pela emoção.
O que fazer? Separar tempo na agenda para pensar em você e sua família (no que realmente importa);

2. Vitmização

A responsabilidade por traçar metas financeiras e executá-las é sempre nossa, não importa se a liquidação está "imperdível" ou se o salário não é o que merecemos.
O que fazer? Assumir com seriedade a tarefa de cuidar do dinheiro e multiplicá-lo;

3. Ignorar a necessidade de controle financeiro

O orçamento doméstico acompanhado de um controle financeiro bem feito são os aliados de quem deseja viver de acordo com suas possibilidades. Sem registro é impossível saber quais são os limites.
O que fazer? Realizar pelo menos uma reunião mensal para discutir as finanças e registrar em uma planilha ou caderno, todo santo mês, todas as receitas e despesas da família.


Nenhum comentário: