domingo, 14 de outubro de 2007

Leis de John Murphy

Mapear e acompanhar a tendência
Identificar a tendência do ativo, usando gráficos de médio e longo prazo é o passo inicial. Para Murphy, a análise de gráficos de curto prazo pode ser enganosa, devendo ser combinada com o estudo das tendências de longo prazo. Mesmo para quem negocia com perspectiva de curto prazo, é mais fácilk ganhar ficando em linha com as tendências de médio e longo prazo.

Uma vez que a tendência seja identificada, a segunda regra é segui-la de perto. Compre se a tendência for favorável e faça o inverso se a tendência for negativa. Enquanto os gráficos de médio e longo prazo definem a tendência, os de curto parazo mostram o timing.

Identifique suportes e resistências e meça as correções
O passo seguinte é identificar os pontos de suporte e resistência, já que o melhor ponto de compra é próximo aos níveis de suporte e, por outro lado, o melhor ponto de venda é perto da resistência. Lembre-se que se um ponto de resistência for rompido, ele torna-se o próximo ponto de suporte, com o inverso ocorrendo quando o suporte é rompido.

Busque identificar de forma quantitativa as reversões. Para Murphy, a reversão nos 50 da tendência é a mais comum, mas os níveis de 38 e 62, medidos pelos números de Fibonacci, são muito utilizados e costumam trazer resultados.

Desenhe linhas de tendências e acompanhe médias móveis
Desenhe linhas de tendências, que, para Murphy, são as mais simples e efetivas ferramentas gráficas. Para traçar a linha em um tendência de alta, use dois pontos sucessivos de baixa, com a linha de tendência de queda sendo baseada em dois picos seguidos de alta. Para um linha ser signifcativa, Murphy acredita que dese ser tocada ao menos três vezes e, quanto mais vezes testada, mais importante ela se torna.

Acompanhe de perto também as médias móveis, que podem indicar sinais claros de compra ou venda. Além disso, elas indicam se a tendência continua e ajudam a confirmar uma alteração. O mais comum é usar uma combinação de duas médias, com as mais populares sendo 4 e 9 dias, 9 e 18 dias e 5 e 20 dias. Os sinais ocorrem quando a mais curta cruza a mais longa.

Indicadores de oscilação e o MACD
Acompanhe os indicadores de oscilação, como, por exemplo, o Índice de Força Relativa (IFR) e o estocástico. Para o IFR, a percepção é que os números acima de 70 podem indicar um papel comprado, enquanto abaixo de 30 seria o daquele vendido em excesso.

Murphy aconselha também o acompanhamento de perto do MACD, indicador que combina os componentes de um indicador de oscilação com o de um de médias móveis. Um sinal de compra ocorre quando a linha mais rápida cruza a mais lenta de baixo para cima, em situações onde ambas estão abaixo de zero. Para facilitar a possibilidade de mudança de tendência, o histograma de MACD aparece como uma alternativa interessante.

Força da tendência e sinais de confimação
Para definir se um tendência é significativa ou não, Murphy propõe sua nona dica: usar o indicador ADX, que mede a intensidade da tendência ou direção do mercado. No caso de um ADX crescente, fique de olho nas médias móveis, enquanto quando o inverso ocorre, a dica é acompanhar mais de perto os indicadores de oscilação.

Por fim, vale a pena confirmar se os sinais são realmente efetivos através do controle de volume (nos mercados a vista) e dos contratos em aberto (nos mercadoS futuros). É importante verificar que os volumes significativos ocorram na tendência de alta, o que ajuda a confirmar a tendência.

Veja também:

Nenhum comentário: