sábado, 3 de novembro de 2007

Impessoal e corajoso

Por: Rodrigo Fernandes

Mesmo depois de 10 anos de real, a cultura brasileira ainda é inflacionária, e altas taxas de juros ainda não deixaram de ser atrativas para a maioria da população.O fato de arriscar em perder seu dinheiro, já o torna uma pessoa diferenciada. Porém para

ser vencedor é preciso ser corajoso. Os investidores vencedores mostram coragem quando seguem seus planos e metas, mas de maneira nenhuma podem ser impulsivos, não ter controle do risco ou não tratar o “stop” como lei.

No mercado, além de operarmos ativos, operamos sentimentos. Ao iniciar uma operação, já começamos perdendo pelo menos a corretagem. Nessa hora, não podemos perder a serenidade. E quando o trade der errado? Perdemos apenas o dinheiro ou você também perde o ego, a coragem e o orgulho?

Quando o perigo é muito grande, às vezes é difícil achar tanta coragem. Com isso temos

que diminuir o tamanho do risco/perigo para que assim conquiste a segurança levando-o a uma aplicação mais sensata. Assim estará começando a dominar seu medo e com o tempo dominará suas emoções.

Existe uma autopressão, a qual destruirá sua confiança, principalmente em trades fracassados, a qual aumenta ao pensar em uma má repercussão entre seus familiares. Busque a sabedoria, experiência e assim, todos saberão de sua competência, independente do resultado da sua operação. Se você, ao negociar, tenta provar ou alimentar seu orgulho com certeza estará em maus lençóis.

O mercado financeiro é variável e, muitas vezes, imprevisível, e baseado nisso, existem dias de perdas (que não devem ser considerados fracassos) e dias de vitórias. E é claro que, com o passar do tempo e com conseqüente aquisição de experiência, a autoconfiança cresce assim como suas vitórias.

E não esqueça: é apenas um trade, e não um comprovante de sua competência e sabedoria! Até os grandes perdem. Porém, sabem perder e confiar em sua próxima aplicação, sempre cercados de conceitos teóricos, experiências práticas e “stops” bem definidos.

Trate o trade impessoalmente

Veja também:

Nenhum comentário: