sábado, 3 de novembro de 2007

Um pouco sobre a ganância no mercado financeiro.

O mercado de ações lhe oferece boas oportunidades de ganhar dinheiro, mas é utópico o fato de poder ficar rico da noite pro dia. Muitos entram no mercado acionário com a idéia de enriquecer no curto prazo, e dos erros, este é o maior.

A ganância que dirige a massa investidora é aquela que cega os olhos para a realidade e faz você ver somente aquilo que você quer e não aquilo que realmente está lá. Na imensidão de dados e informação que existe hoje de forma democrática, o investidor se perde, a ganância limita seu cérebro a enxergar apenas os bons indicadores, aqueles que indicam que você compre determinado papel ou ação.

Mesmo se estes bons indicadores forem apenas meia dúzia no meio de centenas que dizem exatamente o contrário.

Isso acontece porque nos induzimos a ver apenas aquilo que queremos. Como exemplo, se você está prestes a comprar um carro no qual o modelo te agrada, a percepção que te ocorre quando anda pelas ruas é que existem mais carros deste modelo do que você imaginava. Seu cérebro está focado nesta tarefa.

Da mesma forma acontece no mercado financeiro ou em qualquer área de nossa vida. Faça o seguinte exercício, onde quer que você esteja. Olhe para o teto ou alguma parede e repare e conte as figuras de formas quadradas e retangulares, sejam elas interruptores, quadros, espelhos, luminárias, placas ou saídas de arcondicionado.

Conte todas.

Agora responda a si mesmo, quantas formas circulares você viu?

Você não saberá dizer com precisão pois esse não foi o seu foco.
Esta é uma das maneiras que a ganância nos afeta. Não pense que você está imune a ela, pois não está. Este estado emocional acontece principalmente quando estamos com o estado de confiança elevado dentro do mercado financeiro. Em sucessivos ganhos nos sentimos mais e mais confiantes, achamos que não perderemos mais. Veja, não existe quem ganhe em todas, se seu amigo ou conhecido se gaba por isso, ele está mentindo ou operou pouquíssimas vezes num mercado favorável. Mas quem está a tempos no mercado sabe que ganha quem perde menos.

O excesso de confiança nos trás à ganância e nos arriscamos mais sem medir o tamanho do risco, porque achamos que vamos ganhar, neste momento acreditamos que achamos o ponto, pegamos a “manha“, não erraremos mais. Ledo engano, é neste estágio em que nos encontramos mais vulneráveis.

Agora vai a minha dica para sobressair à ganância no mercado financeiro.

Primeiro ponto, tenha sempre uma estratégia bem definida, seja ela qual for;

Segundo ponto, escreva-a em um papel passo a passo;

Terceiro ponto e mais importante, antes de qualquer operação no mercado, leia atentamente sua estratégia na íntegra. Este procedimento lhe colocará no centro de suas emoções, pois permite que você tenha contato com a sua razão escrita e faça você se lembrar quais são as ações a serem tomadas de forma a evitar desvios emocionais.

Denis Caldeira de Almeida

Veja também:

Nenhum comentário: