sexta-feira, 25 de abril de 2008

Os melhores Conselhos sobre Investimentos

1) Warren Buffet compra empresas. Ele não compra setores, "idéias" ou modismo.

2) Você precisa olhar para uma ação como sendo ela parte de um negócio, e não algo tem luz própria ou algo que seu corretor ou vizinho lhe indique.

3) Buffet analisa uma empresa e estima com cuidado o valor intrínseco do negócio.

4) Analise os relatórios e demonstrações de resultado que toda empresa de capital aberto deve fornecer aos investidores. Depois de ler e estudar tudo, pergunte a si mesmo se esse negócio é direto e compreensível. Ele tem um fluxo de caixa? Quais são os prospectos de longo prazo? Seus relatórios financeiros são relativamente consistentes? Ele possui um histórico operacional sólido e consistente? Altas margens de lucro? Todos esses elementos representam sinalizações importantes que Buffet analisa antes de decidir investir em uma empresa.

5)Flutuações das ações e do mercado - Buffet acredita que os investidores deveriam fazer vista grossa para as turbulências diárias do mercado de ações. Empresas de qualidade conseguem sobreviver a essas turbulências.

6) Margem de Segurança - você nunca conseguirá calcular com precisão o valor de uma ação: tudo o que pode fazer é estimar.

7)Diversifique sua carteira e minimize impostos e custos de negociação.Não coloque seu dinheiro em um único investimento, em uma única empresa ou em um único setor.

8) Conheça suas metas de investimentos e escolha seus ativos suas metas.

9) Invista com regularidade e evite tentar descobrir o momento oportuno do mercado.

10)Não escolha ações, a não ser que as esteja acompanhando regularmente. Caso compre ações individuais, dedique dez horas por semana para acompanhar essas ações e o mercado em geral.

11) Resista à tentação de vender ações a descoberto.

12)Conheça suas metas de investimentos e escolha seus ativos para atingi-las.

13) Assumir riscos é a chave para uma estratégia de investimentos bem-sucedida, mas é necessário assumir riscos prudentes.

14) Compre baixo, venda alto.

15) Não esqueça da disciplina e nem se deixe dominar pelas emoções. Há um frenesi quando uma ação está subindo e a tendência é pensar: "É melhor eu pegar o trem antes que eu não consiga mais entra". o medo de perder o trem é o que faz com que as pessoas comprem tão alto.
Por outro lado, quando as ações individuais estão em queda, a tentação é pensar: "Amanhã a ação cairá um pouco mais, então vou esperar para comprar". Quanto tempo você vai esperar? Até que a ação dê uma virada e comece a subir de novo? As emoções de medo e ambição precisam ser controladas e substituídas pela disciplina.

16) Ouça o mercado. O mercado lhe dá informações.

17) Tenha um baixo índice preço/lucro.

18) Nunca invista tudo em ações de uma única empresa, mesmo achando que sabe muito sobre ela, ainda mais se você não puder esperar um longo período nem perder o dinheiro.

19)Manter seus vencedores e vender seus perdedores. Evitar ações perdedoras e tão importante quanto encontra as vencedoras.

20) Não arrisque.

21) As tentativas de prever a movimentação do mercado de ações para obter lucros constituem um processo de fracasso no longo prazo.

22) Pagar o preço errado por uma boa empresa é o mesmo que comprar uma empresa ruim.

23) A virtude mais importante de um investidor em valor é a paciência.

24) É melhor ter 50% de algo do que 100% de nada. Você sempre poderá recomprar alguma coisa, mas nunca poderá vender quando não sobrar mais nada para ser vendido. Você sempre poderá comprar de volta se estiver erra, mas não poderá vender o que já virou pó.

25) Comprar é fácil. Vender é a coisa mais difícil de fazer. Medo, vergonha e raiva são três obstáculos internos entre você e o dinheiro.

26) Sempre tenha uma parte de seus investimentos mantida livre de riscos e, à medida que o tempo passa.

27) Nunca se entregue à ganância.

Veja também:

Nenhum comentário: