sábado, 1 de dezembro de 2007

Uma psicologia "trader" bem saudável e afiada é o fator mais importante para operar com êxito

Com certeza, uma psicologia "trader" bem saudável e afiada é o fator mais importante para operar com êxito. Traders vencedores atribuiam 67% do seu sucesso à psicologia.
Existem várias razões para isso:

O ser humano é emocional. Ainda bem! São estas emoções que dirigem os mercados financeiros. São estas mesmas emoções, também, que quebram a maioria de traders. Conquistar as nossas emoções é fundamental para lucrar como trader, mas quantas pessoas realmente conseguem fazer isso?

O mercado se alimenta de emoções negativas, como medo, ganância, raiva, fadiga, ansiedade e preguiça. Mostre qualquer uma destas energias para o mercado, e ele tomará o seu dinheiro. Mas se você conseguir cultivar e sentir energias positivas, como humildade, respeito, confiança, paciência, fé e bem estar, o mercado lhe recompensará. Os traders bem sucedidos adotam atitudes, posturas, e ações positivas. Por isso, eles gozam de sucesso no mercado...e na vida em geral.

Uma emoção normalmente considerada positiva mas muito perigosa no mercado financeiro, chama-se esperança. Quando uma transação começa perder, é comum deixar a posição correr na esperança que eventualmente ela voltará a ganhar. O mercado adora isso. Pode acreditar que uma pequena perda torna-se grande quando alimentado com uma boa dose de esperança.

O ser humano tem ego. Ele sempre quer ter razão. Mas a razão do mercado é algo seco, racional, e matemático. O ser humano quer saber que fez a decisão certa, e normalmente, tomará ações danosas para continuar acreditando em algo errado. O mercado adora isso também.

É dificilíssimo agir contra o ego, mas é absolutamente crucial se quiser ganhar no mercado financeiro.
Ter razão no mercado financeiro não é uma questão de ganhar ou perder dinheiro. É uma questão de disciplina...de execução de um bom plano, em cada transação, sem falhar.
A pior coisa que um trader pode ter é uma opinião. Opiniões sobre o comportamento de preço criam oportunidades para as nossas emoções entrarem no jogo. Por quê? Porque sempre queremos ter razão. Preço não respeita as nossas opiniões. Ele é fiel à própria razão dele.
Com análise técnica, podemos ver muito bem o passado e presente, mas nunca sabemos o que o futuro trará. Trabalhamos sempre com probabilidades, não fatos. Muitas pessoas têm grandes dificuldades em tomar decisões e agir sem fatos. Por isso, a maioria não consegue lucrar no mercado financeiro.

Existem muitas técnicas para trazer o futuro desejado para nós. Sem mergulhar em detalhes, estes técnicas envolvem uma ligação entre a consciência, superconsciência, e subconsciência. A subconsciência é fundamental neste processo. Ela é um filtro, e não deixa entrar em nossas vidas qualquer coisa em que nos não acreditamos. A subconsciência é nada mais do que a nossa fé. Precisamos acreditar e sentir que o sucesso é nosso, mesmo que ele fique escondido, existindo sempre no futuro. Isso é bem difícil, sendo que a maioria dos traders quebra rapidamente, porem, não consegue acreditar nunca em um resultado positivo.
Mesmo depois que conquistarmos as nossas emoções, e se conseguirmos sobreviver suficientemente para sentir e acreditar em sucesso, se não executarmos perfeitamente, o mercado tomará o nosso dinheiro. Então, disciplina é crucial sempre. Isto requer meses ou, as vezes, anos de treino.
Criar e cuidar de uma psicologia saudável é um desafio constante. É preciso estar bem com você mesmo e com a vida em geral. Depois, é fundamental a operar com uma atitude positiva, com fé, e com disciplina. Isso não se aprende em uma palestra no final de semana. Isso se pratica todo dia. É um estilo de vida.
Infelizmente, a historia da maioria dos traders é sempre igual. Entrou com olhos grandes, não estudou ou praticou suficientemente, focou somente em análise técnica, não aproveitou a experiência de outros, arriscou demais, executou baseado em emoção e não na razão, quebrou e nunca conseguiu acreditar em sucesso.
Puxa! Quero ganhar muito e quero ganhar agora! Okay! Mas saiba que: "Existem traders velhos e traders agressivos... mas não existem traders velhos agressivos". Traders profissionais sobreviveram a prova de tempo suficientemente para criar uma psicologia forte. Daí, eles foram para frente.

O mercado oferece condições de agir agressivamente, mas são raras. Bote o ego na prateleira. Vá com calma. Há tempo. Aprenda a sobreviver. Proteja o seu capital. Assim, quando a hora de agir agressivamente chegar, pode aproveitar.
-
Milene Andressa Mondek
Acadêmica de Matemática Industrial

Veja também:

Nenhum comentário: