domingo, 9 de dezembro de 2007

Dicas para um Day-Trade menos doloroso

A maioria aqui já conhece minha opinião sobre day-trade, que inclusive pode ser conferida no Cantinho do Bastter de 18.06.2001 (Porque a Bolsa cai... Porque estamos sempre pessimistas).

Acredito que para a maioria das pessoas que resolve investir em ações, o day-trade seja extremamente danoso em todos os sentidos.

Mesmo para os poucos que ganham com o day-trade, as consequências podem ser ruins. Day-trade pode ser uma forma de ganhar dinheiro rapidamente para poucos.

Para a maioria é uma forma de entregar seu dinheiro rapidamente, ficar viciado e louco.

Você compra uma ação porque alguém disse que ia subir, ou porque você analisou os gráficos. Mas a ação cai e chega no seu stop. Você dá stop... Só para ver a ação em uma ou duas semanas subir e passar do seu ponto de compra anterior.

"Então desta vez vai subir mesmo né!"

Você compra novamente, acima do preço de compra anterior. E la vai ela para baixo de novo. Novo stop e novo prejuízo.

"Mas eu pego esta bandida!".

Voce tenta mais uma vez quando ela bate no suporte, faz um martelo e começa a subir. Você compra e ela sobe.

"Que beleza. Não disse que eu me vingava!"

Ela sobe bate na resistência e começa a recuar. Rapidamente voce realiza.

"Lucro bom e no bolso né!"

Enfim um trade bem feito, dinheiro no bolso.

"Comprei no suporte e vendi na resistência. Acho que eu estou ficando bom... mas, putz a ação não para de subir. Putz, rompeu a resistência. Porque eu vendi? Porque não guardei ao menos metade do lote? Que burro!"

Ela agora ta subindo sem parar. A ação sobe tanto que se você não tivesse vendido estaria com um lucro brutal, mesmo com os prejuízos anteriores, ao invés do pequeno lucro que teve vendendo na resistência.

"Bom, o jeito e comprar de novo. Esta tão forte que vai bem mais."

Você compra de novo. Ela sobe.

"Viu, agora eu só acerto! Mas desta vez não vou vender na resistência não. Desta vez quero ganhar muito! Eita ação boa!"

Você começa a pensar no carro novo que vai comprar...

"Mas, ela não fura esta resistência pô! Tão querendo me pegar de novo. Já falei que desta vez não vou entregar fácil e fazer lucro pequeno."

A ação começa a desabar.

"Desta vez não vou dar stop. Elas sempre vem e vão. É só ter calma."

Não para de desabar.

"Deve ser alguma notícia."

Já está abaixo do preço da sua primeira compra.

"Que burro, eu tava no lucro! Que idiota!
mas agora também não stopo mais, não quero
nem saber."

E la vai sua ação e seu dinheiro para o ralo...

Quem nunca passou por isso? Só quem não faz day-trade. Vale a pena? Não sei, acho que não. mas se vocês insistem ai vão as dicas para tranformar essa tortura em algo menos doloroso.

- Dicas para um day-trade menos doloroso:

1. Entenda que day-trade apesar do nome, deve ser substituido por trades curtos de poucos dias, não necessariamente de um dia apenas.

2. Encontre um lugar em que possa vender também. Mas entenda que a venda a descoberto é uma operação de extremo risco, pois as perdas são ilimitadas. A maioria das corretoras coloca um limite nisso o que é até bom. Aorenda a vender travado, inicie com pouco dinheiro. A venda não é natural, natural é a compra. Você precisa se acostumar.

3. Day-Trade é vidinha! Isto quer dizer, você vai se especializar em ganhar pouco e perder menos de preferência. Tem que aprender a dar stop e a realizar lucro sempre cedo. E não se importar com o que acontece depois. E o stop tem que sempre estabelecido assim que você entra no trade e tem que ser feito sem pena.

4. Algumas corretoras possuem stop automático e em outras você pode dar ordem de stop aos corretores. Dê Dê stop sempre a mercado. Nao brigue por centavos. É bem mais fácil fazer quatro quartos de dollar do que um dollar em um trade.

5. Quem faz day-trade não pode fazer preço médio. Mas pode sim, aumentar sua posição se estiver em grande lucro, em um trade muito bom.

6. Para day-trade realizar lucro NUNCA é ruim. Quando conseguir o que deseja pegue e vá embora. NUNCA devolva para o mercado o seu lucro!

7. Não tente pegar bonde que você perdeu. Outros passarão.
Mas pegar uma parte do trade é sempre bom.

8. Não se importe com o trade que você não está dentro.
Não fique obcecado com o Negócio que já passou.

9. Entenda de uma vez por todas que o que deveria subir e não sobe, vai cair. E vice versa. Tome uma decisão enquanto é tempo. E não fique em trade parado que não vai a lugar nenhum.

10. NUNCA ANDE NA CONTRA-MÃO! O que você compra tem que subir. O que você vende tem que cair. Ou você está na mão errada. Mude de mão, porque o mercado está sempre certo. Quem está errado é você.

11. Se você estiver torcendo ou esperançoso ou contando centavos desesperadamente – PULE FORA JÁ!!! Quem faz day-trade e não quer perder seu dinheiro todo não pode torcer ou rezar. Tem é que se colocar no trade certo e pegar sua parte do lucro.

12. Se o primeiro trade do dia der certo, pense em fazer outro.
Se o primeiro trade do dia der errado, pense em ir embora.
Seja pequeno nos dias ruins e grande nos dias bons.
Isso é fundamental. Haverão dias bons e ruins. Tente fazer bastante trades nos dias bons e poucos nos dias ruins.

13. SEJA CORAJOSO NA VITÓRIA E MEDROSO NA DERROTA E NÃO AO CONTRÁRIO!!!!
Isto é ao mesmo tempo fundamental e extremamente difícil de fazer. Sempre nos pegamos aguentando um prejuízo de 50% mas realizando lucro de 3%.

14. Seja DISCIPLINADO, PACIENTE e SELETIVO
SIGA SEMPRE AS SUAS REGRAS.
Todo dia, mil vezes por dia, aparecem chances de bons negócios na bolsa. Esqueça os que você perdeu. Outra chance estará acontecendo nos próximos 30 segundos. Vá com calma, mas se tiver certeza, vá na jugular!

15. Ações que fecham forte (MAX) tendem a abrir forte na manhã seguinte.
O que esta forte tende a ficar mais forte. Atenção para as ações que fecham na máxima do dia.Day-trade é vidinha. É para pegar uma parte do trade. Logo é mais fácil conseguir isso nas ações que estão fortes. levantar cadáver é para quem operar no longo prazo.

16. Açoes que estão em baixa de manhã e revertem para positivo durante o dia são frequentemente boas compras quando cruzam de negativo para positivo. (ou reversão de intra-day).Mas sempre esperar ficar positivo – o fechamento do dia anterior e sempre uma resistência!

17. Tendências e acumulações.Quanto mais durar uma acumulação, maior será a força do movimento, quando sair da acumulação. Tendência (trade) de alta – MAX mais altos e MIN mais altos também.
Fim – quando a ação não consegue uma MAX mais alta.
Confirmação – MIN mais baixa – E possível DownTrade.
ATENÇÃO – DownTrades são normalmente mais violentos que Trades de Alta.devido ao pânico dos comprados (mais comprados que vendidos normalmente).
Conceito Simples:
Quando uma ação não consegue uma MAX mais alta, o próximo passo, provavelmente será uma MIN mais baixa.

18. Mantenha-se bem informado.
Porque é importante ser bem informado?
As Notícias não importam. O que importa é a posição do mercado em relação a notícia.
Se uma ação (ou mercado) deve subir por causa de uma notícia e não sobe, provavelmente irá cair. (Especuladores já se anteciparam).
A mesma coisa vale ao inverso.
Muita atenção para papeis que absorvem bem uma má notícia – Podem subir. E vice-versa.

19. Atenção ao pull-back da manhã.
Período de Reação – Pullback na direção oposta a abertura na maioria das vezes (20 a 30 minutos após a abertura).
MUITA ATENÇÃO – Ações que não tem pullback – podem seguir a tendência da abertura com força.

20. Concentre-se o tempo todo!
Se você se concentra 100% - será 95% efetivo
Se você se concentra 95% - será 90% efetivo
Se você se concentra 90% vá para casa

21. Como entrar e sair dos trades e realizar o lucro.
Saia quando você pode e não quando você deve sair.
Você fará mais dinheiro na longa estrada vendendo na subida do que na caída após subir. Desde que você estabeleça uma saída segura.
Tente comprar na ponta de venda e vender na ponta de venda.
Para comprar uma ação que está caindo tente analisar a história recente e verificar se a queda está perdendo força.
Você fará mais dinheiro comprando ações fortes na ponta de venda do que comprando ações fracas na ponta de compra.
O especulador que compra no suporte, tem mais chance de fazer dinheiro naquele trade, mas ninguém conseguirá ficar sempre comprando nos fundos e vendendo nos topos.
Se o especulador conseguir localizar PIVOTs que acontecem próximos a áreas de saturação, poderá participar estando do lado correto da tendência.
Só é necessário capturar a menor margem para ter sucesso.
Não espere começar a ter pilhas de ofertas de venda e disputa para quem vende primeiro, porque ai pode acontecer de você não conseguir vender.
Conceito Simples: Se você estivesse comprando, compraria após bater em uma resistência, parar de subir e começar a ter pilhas de ofertas de venda? Provavelmente não. Então se você esperar isso acontecer para vender, pode ter dificuldades.

22. O Trade de Sucesso:
Você acha que algo vai subir. Você compra. Aquilo sobe. Você vende.
Não coloque falsa ciência, mentalidade, intelecto onde não tem. O trade de sucesso e só isso aí.
NUNCA ESQUEÇA DISSO: Comprar em um preço e vender por outro mais caro NUNCA É UM MAL NEGÓCIO – mesmo que a ação suba mais.
Não há nada de errado em comprar mais caro que voce vendeu, desde que venda mais caro de novo.

23. Não compre ou fique em papéis parados. Quem faz day-trade precisa de papéis voláteis.

24. Use os gráficos a seu favor.
A Verdade sobre a Análise Técnica e que todos estão errados, os que são contra e os que são a favor. Bons traders fazem a AT funcionar, Maus traders não. Bons traders ganham mais dinheiro e Maus traders perdem mais dinheiro com a AT.

25. VENCEDORES ADMITEM QUE ESTÃO ERRADOS E REAGEM
PERDEDORES TEM ESPERANÇA E TORCEM QUANDO ERRAM.
Começam a citar fundamentos e estudos ou notícias e esquecem, que a única razão que eles compram uma ação é para ganhar dinheiro.
É na derrota que se conhece um vencedor. Pois ganhar é fácil.

26. Não leve uma derrota para casa. Se você errou o trade, realize o prejuízo no fim do dia sempre. Só leve para casa vitórias, ou seja, trades em que você está ganhando.

27. Não pense no preço que você comprou a ação – a não ser para limitar suas perdas – O preço que você comprou uma ação não tem nada a ver com para onde ela vai agora. O mercado não está nem ai para você. E acima de tudo. Não case com uma ação ou um trade mal feito.

28. Não retorne a um jogo que você fica perdendo sempre. Se não acerta com aquela ação, retire-a da sua lista. Não tenha a atitude idiota de se vingar dela.

29. Não fique obcecado com uma posição perdedora – isso irá afetar a sua oportunidade de encontrar posições vencedoras.
O mercado de ações nada mais é do que um veículo para ganhar e perder dinheiro, principalmente para o day-trader.

30. Pare de brigar por 1 centavo. O day-trade é uma operação rápida em que as oportunidades não devem ser perdidas.

31. Se você não tem uma opinião ou não está certo – SENTE E ESPERE.
Outras oportunidades aparecerão.
Muitas vezes o mais difícil (mas também o mais certo) e simplesmente olhar o monitor e não fazer nada. Entenda que ninguém vence o tempo todo. Aprenda a lidar com as derrotas.

32. Para ser um bom trader – você precisa ser um bom perdedor, mas tem que perder poucas vezes e perder pouco, cada vez que você perder.

33. Não compre ações que estão caindo.
Não venda ações que estão subindo.
Ações que estão baratas ficam mais baratas.
Ações que estão subindo tendem a subir mais.

34. Comprar no fundo e vender no topo pode ser bom, excelente algumas vezes, mas não tente fazer isso sempre. Acompanhe a tendência e pegue um pedaço dela para você.

35. Não deixe um mal dia ou um mal negócio estragar um mês ou até um ano de trabalho duro. Pule fora enquanto o prejuízo for pequeno.

36. Nao passe para a mesa de 50 dolares se não consegue ter lucro na mesa de 5 dolares. Comece devagar apostando pouco dinheiro. E esqueça as opções antes de conhecê-las bem.

37. Faça um lista de ações para acompanhar. Considero três ótimo para começar, mas coloque no máximo dez ações na lista. Acompanhe estas ações todos os dias. Saiba de cor os suportes e as resistências.

38. Durma com elas. Estude as empresas. Os gráficos intra-day, diários, semanais, mensais, anuais. Faça anotaçoes. Para construir sua lista de ações para day-trade siga os seguintes critérios:

Fazer parte da carteira do IBOV.
Ter mais de 100, de preferência mais de 150 negócios por dia.
Lote mínimo deve custar no mínimo R$200,00 e no máximo R$2000,00.
O preço do papel deve ser no mínimo 2,00 ou muito próximo disso, senão a cada centavo de variação perde-se 1%, não permitindo um STOP seguro.
Esqueça os papeis da moda, ou que vão participar de leilões, privatizações, etc (muito manipulados)
Os papeis que tem ON e PN, opte sempre pela mais liquida das duas.
Relação RANGE/SPREAD maior ou igual a 4.

(OBS) Range = quanto a ação varia em media em reais. Spread = diferença média em reais entre as ofertas de compra e de venda.
O que isso quer dizer?
Se uma ação tem uma relação range/spread baixa ou até negativa, a possibilidade de um STOP seguro e remota.
Sendo a diferença entre as ofertas de compra e venda muito alta, como o STOP deve ser sempre imediato, pela ponta de compra (melhor oferta de compra) no caso de um SPREAD muito grande, você perde mais uma parte do dinheiro que planejou perder, quando resolve dar STOP.
Estes papeis não tem STOPs seguros. Logo, devemos procurar papeis com SPREAD (dif of compra e venda) curtos, o que nos possibilita sempre um STOP mais seguro.
Por outro lado, os papeis com Range (variação média) pequeno, apesar de parecerem seguros, pois se movimentam pouco, não nos interessam, já que para trades curtos o papel deve se mexer.
E eles não são de maneira nenhuma seguros, pois por oscilarem pouco, não permitem bons STOPs, depois que o mesmo foi ultrapassado já que não tem repique.


Bom, eu estudei e assimilei e pus tudo isso em prática e até ganhei dinheiro com Day-Trade. Mas cheguei a conclusão que, ao menos para mim não vale a pena.

E tirei um peso das minhas costas agora que voltei a operar com sempre fiz. Compro as ações e esqueço. So compro com dinheiro que não vou precisar e pretendo deixar lá por três, cinco ou até mais anos.

Remunero a carteira de ações vendendo opções e defendo na queda da mesma forma. Meu objetivo é ter mais capital através do tempo.

Mas, se você quer mesmo fazer day-trade então leia este artigo de novo e comece a praticar. Com tudo isso que está ai em cima ja é muito difícil ganhar. Fazer day-trade sem as condições ideais, meu amigo, considero, que é melhor você ir apostar na roleta.

Fonte Bastter

Veja também:

Um comentário:

Guilherme disse...

se você concentra 90% vá para casa mesmo!!

após uma ou duas horas de day trading a maioria dos traders que comnheço estão exaustos e precisam sair de perto do PC pelo menos para aliviar.

os que lucram apenas acompanham um gráfico e não tiram olhos dele, acompanhando cada movimento para aproveitar oportunidades ou para não cair em armadilhas!!

eu acompanho o www.thedaytradingacademy.com.br um grupo de traders que segue muitos tópicos deste artigo.

sdds