terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Porque as pessoas não aplicam "Stop"?

O dano potencial causado por expectativas irreais vem de como isso afeta a maneira como processamos informação. Expectativas são representações mentais de como algo será no futuro. Expectativas vem do que nós sabemos. Isso faz sentido, porque nós não podemos esperar algo de que não temos nenhum conhecimento. O que nós sabemos é sinônimo do que nós aprendemos a acreditar sobre a maneira que o ambiente externo se expressa. O que acreditamos é na nossa versão pessoal da verdade. Quando nós esperamos algo nós estamos projetando algo para o futuro que nós acreditamos que seja verdadeiro. Estamos expressando nossa crença no futuro para daqui um minuto, uma hora, um dia, uma semana, um mês ou um ano de agora para ser da maneira que nós criamos em nossas mentes.

Precisamos ter cuidado sobre o que projetamos para o futuro porque nada tem o potencial de causar mais infelicidade e “dor emocional” do que expectativas não realizadas. Quando as coisas acontecem exatamente como nós esperávamos nós nos sentimos satisfeitos, alegres e felizes a menos que estejamos esperando algo de ruim aconteça. Por outro lado se algo que criamos expectativa não se realiza como você se sente? Infeliz, desapontado, ressentido, arrependido, com raiva, traído.

Isso tudo é o que chamo de “dor emocional” e é aqui que nós temos problemas. O fato de nossas expectativas nascerem pelo que sabemos, quando nós decidimos ou acreditamos que sabemos algo nós naturalmente esperamos estarmos certos. À partir desse momento não estamos mais num estado mental neutro ou com a mente aberta e não é difícil saber o porque. Se nós nos sentimos bem quando o mercado faz o que esperamos ou péssimo quando ele não faz então nós não estamos numa posição neutra ou com a mente aberta. Pelo contrário, a força da crença criada pela expectativa irá provocar que nós interpretemos a informação que o mercado nos envia, da maneira que combine com nossas expectativas. O nosso cérebro usa nosso mecanismo de auto-proteção para barrar as informações que não confirmem o que nós esperamos para evitar que nos sintamos mal.

Nossa mente é desenhada para evitar que sintamos dor , seja ela física ou emocional e esse mecanismos de auto-preservação acontece tanto no nível consciente quando no sub-consciente. Por exemplo, se um objeto está vindo em sua direção você reage instintivamente saindo do caminho. Desviar do objeto é um processo que não requer decisão. Por outro lado, se você claramente percebe o objeto vindo um sua direção e tem tempo de considerar alternativas, você pode decidir pegar o objeto, rebate-lo ou ficar parado e ser atingido. Esses são exemplo de como nós nos protegemos da dor física.

Nos proteger da dor emocional ou mental funciona da mesma maneira, exceto que agora nos estamos nos protegendo da informação.Por exemplo, o mercado emite informação , sinais de que pode se mover numa direção. Se há uma diferença entre o que nós queremos ou esperamos do mercado. do que ele está oferecendo ou tornando disponível , nosso mecanismo de auto-proteção entra em ação para compensar a diferença. Como na dor física, esse mecanismo opera conscientemente e sub-conscientemente.

Para nos proteger de informação dolorosa no nível consciente, nós racionalizamos , justificamos, criamos desculpas, juntamos informação que irá neutralizar a significância do conflito de informação, ficamos com raiva ou mentimos para nós mesmo.

No nível inconsciente, o processo de evitar dor é muito mais sutil e misterioso. Nesse nível nossa mente pode bloquear nossa capacidade de ver alternativas mesmo que em outras circunstâncias nós sejamos capazes de percebê-las. Mas agora, o fato de estarem em conflito com o que queremos ou esperamos que aconteça , nosso mecanismo mental pode fazê-la desaparecer como se ela se quer existisse.

Por exemplo: O mercado se move contra nossa posição. De fato o mercado estabelece uma tendência contrária do que esperamos ou queremos. Normalmente, não teríamos problema em identificar esse padrão se não fosse pelo fato do mercado está se movendo contra nossa posição ou seja, há dinheiro em jogo. O padrão perde significado e se torna invisível porque se torna muito doloroso para nós reconhecermos isso.

Para evitar isso, nós mudamos nosso foco de atenção e nos concentramos em informações que nos mantenha longe da dor emocional. No mesmo momento, a informação que claramente indica uma tendência, uma oportunidade de operarmos na direção dessa tendência , se torna invisível. A tendência não desaparece na nossa realidade física mas nossa capacidade de percebê-la sim. Nossa mente bloqueia nossa capacidade de defini-la como uma tendência.

A tendência irá permanecer invisível até que o mercado reverta em nosso favor ou nós sejamos forçados a “stopar” nossa posição porque a pressão de perder tanto dinheiro ficou insuportável. Tão logo tenhamos saído desse trade e estejamos a salvo do perigo a nossa clareza mental começa a voltar já que não há mais nada do que nossa mente nos proteger.

Todos nós temos o potencial de entrarmos no mecanismo de auto-proteção contra dor emocional, são funções naturais de como nossa mente trabalha. Frequentemente nossa mente está nos protegendo de informações que indicariam que nossas expectativas não correspondem com a visão do meio ambiente.

Para resolver isso, precisamos criar um estado mental em possamos receber informações não de uma forma positiva ou negativa, mas neutra. Temos que excluir nossas expectativas para que possamos interpretar com clareza as informações que recebemos do ambiente físico e agir de forma correta.

Quando você está observando um mercado que você não opera e não tem intenção de operar e ver o mercado subir e descer isso causa frustração, raiva, disilusão , ou decepção? Não ! A razão é que não há dinheiro em jogo.Você simplesmente está recebendo informações que diz onde o mercado está naquele momento. Se há algum tipo de padrão que você aprendeu a identificar você não será capaz de percebê-lo facilmente? Sim, pela mesma razão, não há dinheiro em jogo. Não há expectativas. Não há nada que você tenha projetado de como aquele mercado estará num dado momento futuro, baseado no que você pensa que sabe. Não há limites impostos. Não há nada para o seu mecanismo de auto-proteção evitar, tentando distorcer ou negar informação disponível para que você não sinta dor.

Resumindo, isso é o que distingue um trader de uma pessoa comum. Um trader precisa ter regras e ser flexível . É preciso termos regras para nos apoiar e possamos ter auto-confiança para operar num ambiente que não existe limite e tudo pode acontecer. Ser flexível com nossas expectativas para que possamos perceber com o maior grau de clareza e objetividade possíveis , para que possamos entender sob a perspectiva do mercado e das informações que recebemos dele e tomarmos a decisão mais correta.


Veja também:

Nenhum comentário: