terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Day trade x longo prazo: Joe Ross esclarece vantagens e desvantagens dos métodos

Por: Equipe InfoMoney
25/02/08 - 11h00
InfoMoney

SÃO PAULO - Embasadas em objetivos díspares, operações de longo prazo e day trade, obviamente, apresentam distinções. Conseqüentemente, vantagens e desvantagens, quando comparados os métodos de cada uma, são evidentes.

Joe Ross, um dos traders mais famosos do mundo, explica que os riscos inerentes a cada um dos métodos não diferem, mas o trader lista os principais pontos fortes e fracos do day trade quando comparado a operações de longo prazo.

Mais oportunidades de ganhos
De acordo com Ross, operações fundamentadas em day trade possibilitam mais oportunidades de negócios quando comparadas a operações de prazo mais longo. O trader lembra ainda que, zerar posições sempre no mesmo dia em que elas foram abertas, permite ao trader "dormir tranqüilo a noite".

O requerimento de margens menores nas operações de day trade também é apontado como uma vantagem do método, que ainda permite a obtenção de lucros rápidos e maior acúmulo de experiência em menor tempo, afirma Ross.

Risco de perder tendências longas de alta
Em contrapartida, o trader afirma que ter mais oportunidades de negócios também pode levar o investidor a operar mais vezes do que seria adequado, levando-o, por vezes, a perdas desnecessárias, explica.

Adicionalmente, ao comprar e vender ativos em um mesmo dia, o trader está mais exposto à volatilidade, ao mesmo tempo em que perde oportunidades de obter lucros decorrentes de uma tendência de alta de período mais longo.

Todos estes aspectos, porém, não se limitam a um determinado tipo de investidor, ou a investidores mais ou menos experientes, se aplicam a todos, ressalta Ross.

Trader x investidor
Outro aspecto que merece atenção são os custos inerentes a cada método. Enquanto o day trader pode identificar com maior agilidade suas possibilidades de sucesso ou fracasso, o trader de longo prazo tende a ficar com seu capital "amarrado" por um período maior de tempo.

Ross destaca também as diferenças básicas entre os dois métodos. Enquanto o trader de curto prazo não precisa conhecer os fundamentos (já que utiliza apenas o gráfico) sobre a empresa, commodity, índice ou instrumento financeiro que está negociando, o investidor, aquele que efetivamente adquire participação no capital da empresa e visa o longo prazo, precisa conhecer tudo sobre a companhia de que está se tornando sócio.

Veja também:

Nenhum comentário: