quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

As 28 regras de Gann para Especuladores

Um matemático brilhante, W. D. O Gann é muito conhecido por suas habilidades analíticas precisas, idéias revolucionárias, e determinação rígida em criar um perfeito sistema de negociação.

Dotado com uma grande capacidade de prever acontecimentos, ele compartilhou este talento raro de realizar previsões anuais sobre o mercado, e de movimentos importantes que viriam a ser exatas áreas de suporte e de resistência.

Profeticamente, em 1929, ele mesmo advertiu os investidores de um choque iminente. O que viria a ser em setembro daquele mesmo ano, o famoso crash de 1929.

Abaixo você poderá ler as 28 regras definitivas que Gann usava e seguia, segundo ele próprio, e que ainda são muito válidas para os dias de hoje. Não só para o mercado de commodities, em que Gann mais atuava, mas também para outros mercados.

Com o objetivo de realizar operações de sucesso no mercado de commodities, o operador precisa ter algumas regras e segui-las.

As regras citadas abaixo são baseadas na experiência pessoal de Gann e não necessariamente quem as seguir terá sucesso.

As Regras

Do total de capital que você tem para investir, divida-o em 10 partes iguais e nunca arrisque mais do que 10% do seu capital em uma operação.

Utilize as ordens do tipo stop loss (stop de prejuízo) de sua corretora. Sempre proteja uma operação com ordens ’stop loss’ curtas, nunca pule fora de um prejuízo muito distante do preço inicial da posição.

Nunca alavanque demais suas posições. Se fizer isso, estará violando suas regras de capital.

Nunca deixe um lucro virar prejuízo. Assim que você obter algum lucro vá colocando sua ordem ’stop gain’ (stop de lucro) cada vez mais pra cima, perto da cotação atual do mercado. E se os preços baterem lá, deixe a ordem ser executada.

Não nade contra a tendência. Nunca compre ou venda se você não estiver certo da tendência e não estiver de acordo com que seus gráficos e regras dizem.

Na dúvida, pule fora. E não entre novamente enquanto estiver em dúvida.

Negocie apenas mercados ativos e líquidos. Mantenha-se distante de mercados que não se mexem, sem liquidez nenhuma.

Distribua igualmente o risco. Se possível, negocie apenas 2 a 3 commodities diferentes. Evite amarrar todo o seu capital em uma commodity apenas.

Nunca coloque ordens de compra ou venda pendentes, ou tente depois ajustá-las. Negocie direto a mercado. Ou seja, compre na oferta de venda, e venda na oferta de compra.

Nunca encerre uma operação sem ter uma boa razão. Siga com sua ordem de stop loss ou de stop gain e proteja seus lucros.

Acumule algumas sobras. Depois de ter feito uma série de operações ganhadoras, coloque algum dinheiro numa conta a parte, para ser usada somente em emergências ou em horas de pânico.

Nunca compre ou venda apenas para “fazer um lucrinho rápido”.

Nunca faça preço médio quando estiver numa operação que esteja dando prejuízo. Este é o pior dos erros que um investidor pode cometer.

Nunca saia do mercado simplesmente porque você já perdeu a paciência ou entre no mercado porque você está ansioso por operar.

Evite tomar pequenos lucros e grandes perdas.

Nunca cancele uma ordem de stop loss depois que você já a colocou.

Evite ficar entrando e saindo do mercado a toda hora.

Esteja tão igualmente disposto a vender, assim como a comprar. Torne seu objetivo seguir a tendência, seja ela qual for, e com isso ganhar dinheiro.

Nunca compre uma commodity simplesmente porque o preço está baixo, ou venda simplesmente por que está muito alto.

Seja cuidadoso ao fazer operações em forma de pirâmide na hora errada. Espere até que a commodity esteja muito ativa e tenha cruzado as zonas de resistência antes de comprar mais ou até ela ter rompido pra baixo realmente a zona de distribuição antes de você vender mais.

Selecione as commodities que mostrem uma forte tendência de alta, e as que mostram uma definitiva tendência de baixa para vender descoberto.

Nunca faça ‘hedge’. Se você está comprado em um tipo de commodity e ela começa a cair, não venda outro tipo de commodity para se proteger da queda. Pule fora da posição, vendendo a mercado suas posições compradas. Aceite suas perdas e espere por outra oportunidade.

Nunca mude sua posição no mercado sem uma boa razão. Quando você faz uma operação, que seja por uma boa razão ou de acordo com alguma regra definitiva; então não saia sem uma indicação definitiva de mudança na tendência.

Evite aumentar suas operações após um longo período de sucesso ou de operações com lucro.

Não adivinhe aonde é o topo do mercado. Deixe o mercado mostrar o topo. Não tente adivinhar quando o mercado fará um fundo. Deixe o mercado mostrar aonde é o fundo. Seguindo regras, você consegue realizar isso.

Não siga o conselho de outra pessoa a menos que você saiba que esta pessoa saiba mais que você.

Reduza suas operações depois da primeira perda; nunca aumente-as.

Evite entrar errado e sair errado; ou entrar certo e sair errado; isto é um erro duplo.

Fonte Conexão Dinheiro

Veja também:

Nenhum comentário: