sábado, 3 de novembro de 2007

Comportamento de um trader vencedor

Por Rodrigo Fernandes

Os traders vencedores são calmos e tranqüilos. Eles não põem pressão desnecessária neles mesmos e não acreditam que devem ficar ricos em apenas um trade; eles vêem como um entre muitos outros. Não há a exigência de estarem certos em todos os momentos, não há uma imposição de sua vontade no mercado, e, principalmente, não tentam predizer o comportamento futuro do ativo. No entanto, eles observam de maneira objetiva, fazendo um planejamento detalhado do ataque e deixam a maré os levarem para onde quiser. Antes do início do pregão eles permanecem calmos, relaxados e ficam em stand by para achar a melhor oportunidade no dia.

Negociar em uma situação de extremo stress requer uma concentração e foco intenso nas decisões a serem tomadas, mas é difícil manter a serenidade quando a pressão por resultado está em cima de você. Assim, além de você estar descansado fisicamente, é preciso reduzir toda a pressão psicológica que potencialmente pode afetar seus resultados. A maneira mais óbvia aliviar tal pressãoé pensar em probabilidades de ganhos e controlar o tamanho da perda. É sempre bom lembrar que você não pode ganhar em apenas único negócio, o mais importante é ganhar sempre, com consciência. Portanto, determine seu risco/perda, faça o Money Management, pois está sempre vivo no mercado. Fazendo assim, diminuirá muitoo stress, a aceleração do seu coração, o suor nas mãos, isso permitirá que você possa ver mais oportunidades que o mercado lhe oferece. Antes do pregão, faça um exame da sua condição física e mental, para que você possa estar relaxado, descansado e pronto para atacar.
É muito importante fazer perguntas:
-Aonde eu estive? Aonde estou indo? Aonde estou indo em seguida?

As respostas a estas perguntas não são sempre óbvias. Desenvolvaestratégias para neutralizar suas emoções. Por exemplo, depois de uma grande perda, você se sente inseguro para recomeçar, por que você não limita seu risco e negocia com uma quantidade pequena de modo que se perder, não será tão oneroso?

É essencial fazer um bom e duro exame de consciência para ver onde você está e onde você quer ir. Um sério planejamento fará de você um vencedor.

Tente fazer de seus trades um processo natural, faça-os despojadamente, porém com estratégia bem definida. Assim, mais facilmente encontrará mais oportunidades.

Publicado também: Revista Market Signals

Veja também:

Nenhum comentário: