quarta-feira, 7 de maio de 2008

Como Alavancam um Mico

Infelizmente vejo inúmeros iniciantes aplicarem cegamente em papéis que pouco ou nada valem, pois estão atrás do dinheiro fácil e rápido, mas não levam em conta o grande risco que este tipo de investimento incorre.

O mercado está fácil de operar. As constantes altas abrem um grande leque de opções, onde vemos ações de empresas sem valor ganharem terreno e figurarem entre as grandes altas do mercado. Muitos oportunistas procuram levantar papéis de empresas sem valor e buscam os foruns para poder crirar uma demanda para tal e vender sua posição. Normalmente estes dizem que o papel está “barato”. Se utilizam de cáculos simplórios de mensuração de valor de mercado de uma empresa, onde chegam a conclusões absurdas de valorização, e concluem que este resultado dá fundamento para a mesma, como se uma simples conta matemática descobrisse toda a gama de variáveis econômicas envolvidas na análise fundamentalista. É preciso ter muito cuidado ao avaliar a postagem de pessoas que querem alavancar um papel. O processo de ganho em grandes altas para emrpesas sem valor funciona mais ou menos assim :

Papel X: $3,00

Momento A: uma turma ou individuo compra X a $3

Momento B: depois de um tempo começa o processo massivo de emails e mensagens em foruns. (estes se utilizam de foruns para de alguma forma pegar o seu email através de pesquisas)

Momento C: aumento da liquidez e leve aumento do preço para $3.50 (um individuo com vários nicks ou um grupo pequeno, indica a alta e anuncia que irá, normalmente no fim do dia ou no dia seguinte, tempo a $30. Dizem que compraram mais e mais, que está muito barato, que tem fundamentos) Neste ponto, aproximadamente entre 10 e 20% do total de comprados até o fim do processo estão comprados. Ainda há resistência de alguns.

Momento D: pressão no fechamento do dia na máxima e provavel gap de abertura. ( Neste momento, aproximadamente 30% do total de comprados até o fim do processo estão comprados). Agora há uma euforia de alta. Muitos já planejam entrar na abertura.

Momento E: abertura em gap. o preço já passa dos 5 e neste momento a turma que iniciou o processo sai do mercado. os mesmos não mais postam mensagens, ou diminui dramaticamente, deixando agora para os que continuam entrando.Aqui, os 20% tomam posição vendida. Até o GAP, chegamos entre 70- 80% do total de comprados no final do processo que estão comprados. Os retardatários embalados entram com o preço acima de $5 e vão completar os 100%.

Momento F: início das desconfianças da continuidade da alta.O papel chega a 7. Inicia o movimento de venda. ao fechar, surgirão posts dizendo que é papel para segurar. O q era para amanhã, passa para mês q vem.

Momento G: a procura é alta inicialmente, mas ao chegar a uma máxima de 8 abre uma sequencia de vendas até que o papel passa a cair. Todo o processo do momento E até G é levado por entre 70 e 80% dos comprados. Apesar da alta de 200%, são raros os que conseguem ter os 200% de lucro ( a não ser que estivem com o papel antes do inicio do processo). Os que iniciaram o processo não vão obter a máxima de lucros, que neste caso vai de aproximadamente 100%. Outra parte, (10 a 20%), tem maiores chances de ter um lucro maior ( neste caso acima de 100% ). Da faixa de 70% - 80% , a maior parte terá prejuízos ou lucros pequenos.

A explicação para que os que iniciaram o processo não tenham o lucro maior é devido ao fato de não arriscarem que depois do gap de abertura, o papel irá manter a alta consistente. Na primeira oportunidade de alta apos o gap, boa parte dos que fazem esta jogada, vendem o papel.

Já os 10 - 20% vão provavelmente ter mais lucros devido ao fato de serem os “sortudos” que compraram logo que iniciaram o processo. A diferença é que eles provavelmente irão vender em um tempo mais longo que os q iniciaram, já que estão de olho no $30 q podem conseguir.

A grande maioria entra no final da onda de especulação. São eles que, aliás, garantem o prolongamento da mesma. As pequenas quedas que surgem no caminho são um motivo a mais para comprarem, pois consideram muito barato ainda. Qdo o papel começa a cair e se dão conta que ele não voltará a subir, já é tarde. Não se consegue vender, pois as ordens de compra são logo batidas, pois cada um quer garantir ao menos alguma coisa ou perder pouco.

No final do processo, uma boa parte ficará com o papel na mão, esperando por outra alta que talvez nunca chegue.

Bem, alguns de vcs devem perguntar: mas como vc chegou a estes números ? O fato é que é tudo uma aproximação. E eu observei este momento e acompanhei o volume e numero de negócios, além de os nicks do forum da ADVFN. Se vc observar, alguns tem o costume de apagar o que escreveu em um tempo passado. Já que de tempos em tempos voltam com a mesma estratégia e as vezes com os mesmos papéis, mas com nicks diferentes.

Fica este alerta aos novatos como o meu presente para que inicie no mercado de ações conhecendo o lado “podre” dos que se aproveitam da desinformação.
Claro que há exceções. Mas este exemplo serve para papéis onde a alta não condiz com a realidade da empresa.

Fonte: Carteira de Investimentos

Veja também:

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela ótima matéria!!

Anônimo disse...

Maravilha de dica. Só não ve quem não quer.