sábado, 19 de janeiro de 2008

Regra de Ouro

Uma das coisas q acredito ser a mais importante é saber se disciplinar em cortar suas perdas quando as mesmas atingem patamares abaixo de 5%.

Muitos argumentam contrariamente a esta regra dizendo: e se ela voltar logo em seguida para os atuais preços ? eu sei que ela irá voltar. Eu perdi 8% do meu investimento sem nenhuma boa razão.

Analisando este argumento, se uma ação cai 8%, podemos ter as seguintes situações: ela pode voltar a subir (mas pense- pq ela caiu 8%??); ela pode ficar onde está; ou cair ainda mais. Infelizmente, cair para um nível ainda menor é o q frequentemente acontece.

Exemplificando: vc compra um papel a $25, e ele cai a $23, onde vc vende e assume uma perda de $2. Depois de semanas ou meses, vc assiste ela voltar a cair e se manter em um suporte entre $17 e $19. O preço volta a subir e vc compra novamente a $20. Um mês depois ela está de volta a $25.

Se vc tivesse segurado o papel qdo ele caiu, vc teria o mesmo capital semanas ou meses depois. Mas saindo cedo e comprando novamente quando ele começou a subir, vc teve um lucro de $5 - $2(perda inicial) = $3. Não apenas isto, mas vc também protegeu o seu investimento de perdas maiores no caso de uma queda contínua sem q recuperasse o valor antigo.

Quando um considerado bom papel entra em baixa, o que mas se ouve falar é:

que a empresa é sólida;
o preço irá voltar rapidamente para cima;
eu não posso vender com perdas;
eu vou manter a minha posição até que eu recupere o meu prejuízo.

Vc pretende ter em sua carteira ações perdedoras, que no máximo vão terminar não gerando nenhum retorno positivo em um espaço de tempo que pode ser de meses e mais meses e talvez nunca ?

Investir não é resumido em comprar, segurar e manter os dedos cruzados. Fazendo conscientemente, com disciplina, da maneira certa, vc não terá com o que se preocupar.


Veja também:

Nenhum comentário: