domingo, 7 de outubro de 2007

Capital Inicial

Já viu? "Abre a sua conta agora com capital inicial de somente R$5000!" "Alavancagem de até 200 vezes!" Hmmm...que tentação!! Assim, posso ficar RIQUISSIMO em muito pouco tempo!! Mas eu gosto do meu dinheiro. Prefiro não entregar ele para os outros. Não é somente uma psicologia fraca ou falta de experiência que pode quebrar um trader. A matemática pode detonar o trader mesmo antes que ele começar. Não se iluda! Não tem como escapar da matemática do mercado. Se um trader começar com capital insuficiente, vai quebrar. Se um trader aplicar uma alavancagem indadequada para o próprio Trade System dele, vai quebrar. Vamos supor que quero jogar poker. Mas, na verdade, não sei jogar poker. Não conheço as regras. Não conheço o comportamento dos outros jogadores. Não entendo as probabilidades de ganhar ou perder. Tenho pouco experiência. Só tenho R$5000 que não posso perder. Um amigo meu ganhou R$10.000 a semana passada em uma única noite! Fui convidado para jogar com a mesma turma. Sei que um deles é um craque, reconhecido mundialmente, que vai sentar na mesa com R$1.000.000. Puxa, há tanto dinheiro. Vou pegar a minha parte. Quanto tempo você acha que vou sobreviver na mesa jogando com o craque? Sabia que esta questão pode ser calculada matemáticamente? É uma função de capital inicial, as regras do jogo, e as probabilidades de ganhar/perder. Em termos práticos, a resposta é fácil. Vou ficar na mesa o tempo suficiente para perder os meus R$5000. Se eu tiver muita sorte e uma cabeça boa, posso até ganhar R$10.000 na primeira jogada e cair fora imediatamente. Mas neste cenário, tive sorte. Não joguei realmente poker. Vamos respeitar as probabilidades. Vou perder tudo. Ele tem 200 vezes mais dinheiro que eu. Ele tem muito mais experiência, muito mais cabeça. É somente uma questão de tempo antes que ele me quebrar. Mesmo se eu ganhar R$10.000 logo, não tenho a experiência de ficar com este dinheiro no longo prazo. Capital inicial é um fator super importante no desenvolvimento de um Trading System. O valor mínimo e saudável é uma funcão de expectativa matemática de nosso sistema, do preço do ativo, e do risco tomado. Não aceite o valor mínimo oferecido pela corretora. É bem provável que o mercardo tomará de você. Para ter uma idéia quanto você precisa para começar, basta calcular o valor em moeda de risco de 1%, baseado nos números associados com o ativo que quer treidar. Multiplicar este valor por 100. Este é o valor mínimo necessário para sobreviver estatisticamente. "Imagine! É dinheiro demais! Não tenho tanto dinheiro! Por isso quero alavancar os meus R$5000. Que oportunidade! Não é fantástico?" Não se iluda meu amigo. Pense duas vezes antes de arriscar um centavo. Alavancagem funciona em duas direções. Ela aumenta o risco, normalmente alem do nível aceitável pelo Trading System. Em pouco tempo, pode se quebrar. Lembrou-se do seu primeiro dever como trader? O mercado de FOREX movimenta na faixa de $30 trilhões por dia. É uma mesa de poker muito grande, cheio de craques. Sabia que o valor mínimo de capital recomendado pelos traders de FOREX é $100.000? Eles devem saber. São todos bem succedidos e fazem a vida treidando FOREX. Quanto é necessário para sobreviver treidando um contrato de futuros e mini IBOV? Quanto é necessário para treidar 100 papeis de VALE ou PETR? Não sabe? Então, procure saber antes de treidar um centavo

Veja também:

Nenhum comentário: