sábado, 3 de novembro de 2007

Atitude

Os investidores do mercado devem sempre idealizar o sucesso, caso contrário, não realizarão seus objetivos. Porém, faz-se necessário compreender que uma aplicação financeira pode ter dois resultados futuros: ganho ou perda. Sendo este um pensamento quase incompreensível para aquele que sempre quer obter sucesso, o erro não é considerado uma opção. Isto é aceitável, no entanto, é imprescindível que sejamos realistas, pois saberemos enfrentar o insucesso confiante, mesmo que seja duro de fazer. Fórum Bovespa

Acredito que um dos principais sentimentos do especulador após um trade ruim é o medo de novas perdas. Alguns pensam que a melhor maneira de lidar com o auto-erro é culpar outras situações, ao invés de aceitar sua falta de metodologia e buscar novos aprendizados. Aposto que você diz:

- Não deu certo porque coloquei o stop errado!- Não deu certo porque teve um ataque terrorista!- Não deu certo porque se eu tivesse comprado o dobro de lotes, pagaria a corretagem e estaria no lucro!- Não deu certo porque tive problemas com a corretora!- E etc, e etc, etc.

Não quero dizer que tais problemas não possam acontecer, mas sim, que pense que tais frases não podem ser “muletas” para os trades que deram errado.

Quando isso acontecer, você tem que pensar que novos trades virão e concomitantemente, o sucesso. Deve-se analisar a metodologia, ver aonde errou e simplesmente estudar o trade e aprender com suas falhas.

Os pensamentos e sentimentos podem ser bons ou ruins, e é preciso aceitá-los e analisá-los para que seja mais fácil neutralizar aqueles que influenciam seu potencial de ganho no momento da operação. Se o fizer, estará mais focado no trade e poderá alcançar o sucesso com maior probabilidade. Mercado financeiro não é um jogo de sorte e azar. É preciso buscar sabedoria, adquirir comportamento adequado e sempre que for preciso, mudar de atitude!

“Atitude

Quando mais eu vivo, mas percebo

O impacto da atitude na vida

É mais importante que a instrução,

O dinheiro, as circunstancias,

Os fracassos, os sucessos,

Qualquer coisa que alguém diga ou faça.

É mais importante

Que a aparência, o dom, a destreza.

O mais incrível é que

Temos a opção de criar

A atitude que teremos a cada dia.

Não podemos mudar o passado.

Não podemos mudar a atitude das pessoas.

Não podemos mudar o inevitável.

Só podemos mudar

O único aspecto que podemos controlar,

A nossa atitude.

Estou convencido de que a vida

É 10% o que realmente nos acontece

E 90% nossa reação a esses acontecimentos.

Quando se trata de maneira como você se sente, a escolha é totalmente sua. Sem dizer “se” ou “mas”. É você que está sentado na cadeira do piloto”

Texto retirado do livro Você Pode! De Paul Hanna.

Veja também:

Nenhum comentário: