sábado, 10 de novembro de 2007

Comprar ou Vender? Como Investir na Bolsa utilizando Análise Gráfica

Comprar ou Vender? Como Investir na Bolsa utilizando Análise Gráfica
texto de Eduardo Matsura

O Mercado é Previsível?

Por trás de cada ordem de compra e venda de ações, existe um investidor com motivações e expectativas únicas. Mas o mercado é movido por uma massa de investidores, onde as decisões individuais de cada investidor são somadas e o resultado pode ser um consenso, ou um desequilíbrio de expectativas, que vão favorecer a alta ou a baixa das ações. A massa de investidores reflete padrões comportamentais como ganância e medo, euforia e pânico, que são recorrentes pois são intrínsecos à natureza humana; estes padrões podem ser detectados e sugerir situações de maior previsibilidade sobre o comportamento futuro do mercado.
O mercado não é totalmente previsível, mas é possível identificar situações com maior previsibilidade e chance de obter sucesso, como aproveitar os movimentos de tendência definida.

Por que utilizar a Análise Gráfica?

A análise gráfica está baseada em alguns princípios, que formam a base conceitual para o desenvolvimento de uma grande variedade de técnicas ou estudos. É preciso entender e acreditar na validade destes princípios, para haver coerência na interpretação técnica dos gráficos.

O preço desconta tudo

Não é importante saber POR QUE os preços se movem em uma determinada direção; os motivos podem ser os mais diversos e na maioria das vezes difícil de descobrir. Toda informação relevante está embutida no preço: macroeconomia, conjuntura setorial, balanço de empresas, fatores políticos, etc.
O importante é saber COMO os preços se movem; pois o que importa mesmo, é saber quando comprar ou vender, sem precisar saber o motivo da alta ou da baixa. Mais que os próprios fatos, o importante é como o mercado os interpreta e age, na forma da movimentação dos preços. Toda a informação relevante está contida no preço; O PREÇO DESCONTA TUDO!

O preço tem tendência

O comportamento da massa de investidores gera tendências consistentes; o mercado não é aleatório e mostra situações de grande previsibilidade.
O movimento dos preços reflete a percepção positiva ou negativa dos investidores em relação ao mercado. As expectativas mudam com freqüência, mas existem períodos onde prevalece o otimismo ou o pessimismo. Nestes períodos observamos, que embora os preços oscilem, eles caminham em uma tendência; é nesta situação que aparece a melhor oportunidade para comprar ou vender.

A história se repete

O comportamento da massa segue determinados padrões que se repetem ao longo do tempo. A repetição destes padrões, registradas no gráfico, aumenta a previsibilidade do mercado; a análise técnica existe porque a história sempre se repete, com pequenas diferenças mas com padrões gráficos recorrentes.
A análise de padrões gráficos deve ser feita com muito cuidado, pois temos a tendência de perceber padrões com muita facilidade, mesmo onde eles não existem.
Observar padrões relevantes e válidos é mais uma arte do que uma ciência, é uma habilidade desenvolvida gradualmente, com muito estudo e prática.

Como Identificar uma Tendência?

A tendência de alta é caracterizada por fundos ascendentes. Fundos são pontos de Suporte, é onde a força dos compradores supera a dos vendedores; fundos ascendentes significam que os compradores estão dispostos a comprar a preços cada vez mais altos, dando sustentação e continuidade à tendência de alta.

Linha de Tendência de Alta

Uma linha de tendência de alta é desenhada unindo-se os fundos cada vez mais altos de um movimento de alta. Pode-se iniciar o desenho de uma linha de tendência ligando-se 2 fundos; no entanto, a linha somente será confirmada com o toque de um terceiro ponto.

Quem está mais forte? Comprador ou Vendedor?

A tendência de alta pode terminar e até reverter quando os vendedores se tornam mais fortes que os compradores; esta situação caracteriza o conceito de Resistência. Na baixa, o conceito de Suporte, identifica a situação onde os compradores se igualam ou predominam sobre os vendedores.

Reta de Suporte
O Suporte representa o nível de preço no qual a pressão compradora supera a vendedora e interrompe o movimento de baixa. E identificado por uma linha horizontal traçada a partir de um fundo/topo anterior.

Reta de Resistência
A Resistência representa o nível de preço no qual a pressão vendedora supera a compradora e interrompe o movimento de alta. É identificada por uma linha horizontal traçada a partir de um fundo/topo anterior.
Os topos representam regiões onde a pressão vendedora volta a ser mais forte em relação à força compradora. Em uma tendência de alta representam pausa em seu curso e tende a ser superada em algum momento.

Figuras de Continuidade ou Reversão da Tendência

O gráfico de preços é uma representação do comportamento da
massa de investidores, e possui padrões que se repetem com freqüência. Estes padrões ficam registrados nos gráficos em formações que lembram figuras como triângulos, retângulos, bandeiras e figuras mais elaboradas como a que se assemelha à formação de um ombro, seguido da cabeça e do segundo ombro.
Algumas figuras aparecem durante uma tendência, e representam uma pausa temporária, para em seguida retomar o movimento na direção da tendência; estas figuras são classificadas como de continuidade da tendência. Por outro lado, existem formações características de reversão de tendência; neste caso é possível constatar pela própria configuração da figura, que a tendência está perdendo força, e que a supremacia do poder de compradores ou vendedores está se invertendo.
A identificação das figuras é uma arte, não existe uma fórmula exata, mas apenas alguns princípios que servem como orientação para o processo de análise e classificação das mesmas.

A Lógica Comportamental não muda

Os japoneses já utilizavam a Análise Gráfica no mercado de arroz, em meados do século XVIII. O desenvolvimento da técnica do Candlestick deve-se a Homma, um legendário negociante de arroz de Sakata, Japão.

No ocidente, o Candlestick foi introduzido por um analista técnico da corretora Merril Lynch. Steve Nison publicou um artigo em 1990; este artigo resumia as principais idéias do Candlestick que se tornou um sucesso, sendo reproduzido não só nos Estados Unidos, mas no mundo todo, inclusive no Brasil.

Além das figuras conhecidas como triângulos, bandeiras, etc, o Candlestick apresenta figuras específicas, a maioria sinalizando reversões de tendência. Estas figuras recebem denominações que tentam traduzir o formato ou o significado da formação; são nomes exóticos como Homem Enforcado, Martelo, Estrela da Manhã, Tempestade à Vista, etc. As figuras do Candlestick podem se formar a partir de uma única barra ou candle, ou podem ser a combinação de vários candles, mas o importante é o contexto onde está inserida a figura; dependendo do contexto, a mesma figura pode significar alta ou baixa.


Qual é Retorno? Qual é o Risco?

A Análise Gráfica disponibiliza diversos instrumentos para a definição de OBJETIVOS de lucro, assim como pontos de STOP, que definem o prejuízo possível de ser absorvido. A determinação de objetivos de lucro, e por outro lado, das possíveis perdas, surge naturalmente no processo de análise dos gráficos. Embora o objetivo de lucro/perda possa ser previamente definido como um percentual do valor da operação, este tipo de procedimento não leva em conta o contexto de risco/retorno de cada situação do mercado. Este procedimento tem a virtude de ser mais simples, mas pode acabar reduzindo ganhos potenciais, ou abortando operações de forma prematura. Cada ação tem o seu nível de risco e retorno e, portanto, neste aspecto, a análise específica do gráfico da ação é mais precisa.

Estratégia: Siga a Tendência

Esta estratégia, pressupõe o posicionamento do investidor, sempre a favor da tendência principal. Para entrar no mercado é necessário identificar uma tendência em curso, e sair somente quando existirem fortes evidências de que a tendência acabou.

Os adeptos desta estratégia têm maior chance de sucesso, quando a tendência é consistente e duradoura, pois ocorrem “perdas” no início e no final da tendência; perde-se parte do lucro pela entrada “tardia”, a tendência já está em curso; e parte do lucro é devolvido pela saída “tardia”, depois que a tendência reverteu. Apesar do fator negativo associado à esta “perda dupla”, tem a vantagem de ser uma estratégia de menor risco, pois o posicionamento é a favor de uma tendência tecnicamente identificada

Veja também:

Nenhum comentário: