domingo, 9 de dezembro de 2007

As minhas verdades

Todos nós aprendemos muitas coisas ao longo dos anos. Coisas sobre os mercados. Coisas sobre a vida. Coisas que assumimos como “verdades” para nós. Estas “verdades” funcionam para mim, mas não quer dizer que funcionem para si. De qualquer das formas, penso que talvez esteja interessado em conhecê-las...

• O seu estilo de negociação tem que ser coerente com a sua personalidade e o seu estilo de vida, caso contrário, será muito complicado ter sucesso. Esta é uma das razões pelas quais eu nunca poderia ser um rápido e agressivo day-trader. Não me está no sangue...

• Um breakout sem volume forte não significa nada.

• Todos os dias dão aos analistas técnicos mais alguns dados para ele analisar. Se o gráfico sofrer alterações brutais, você pode mudar o seu pensamento. Ou melhor, deve mudá-lo!

• A teoria da opinião contrária, normalmente, funciona apenas num momento: nos extremos. Ou seja, funciona nos momentos de inversão, sejam eles topos ou fundos. Nos outros casos, geralmente, a maioria tem razão.

• Uma boa defesa na negociação é muito mais importante do que um bom ataque.

• Quando começar apenas a “ter esperança” nas suas posições abertas, normalmente, o melhor a fazer é fechá-las.

• Quanto mais indicadores usar, menos provável é que o seu método sobreviva durante muitos anos.

• O daytrading pode ser lucrativo, mas as percentagens jogam claramente contra si, especialmente em Portugal. E mesmo que os seus resultados sejam lucrativos, o desgaste psicológico e a incapacidade de negociar cada vez maiores quantidades de acções, irão limitar a sua longevidade e prosperidade.

• Nem todos os gaps são fechados.

• Quando estiver preocupado com o mercado, provavelmente, não deverá negociar.

• É natural errarmos quando negociamos. Mas já não é natural continuarmos errados.

• Os gráficos podem levá-lo a conclusões erradas mas nunca mentem. Contudo, as pessoas podem mentir. Isto é algo para os analistas fundamentais meditarem...

• As pessoas são muito melhor a olharem para o futuro do que os gráficos são. Isto é algo para os analistas técnicos meditarem...

• Por norma, os meus piores dias de negociação foram quando eu violei o meu método e não quando o mercado esteve mau.

• Se você é aquele tipo de pessoa que acha estar certa sempre, tem tudo para não ter sucesso nos mercados de capitais.

Será que isto o vai ajudar a negociar melhor? Honestamente, não sei. O que sei é que, de quando em vez, me faz muito bem recordar estas minhas “verdades” para verificar o porquê de alguns erros que cometo.

Veja também:

Nenhum comentário: