domingo, 20 de janeiro de 2008

Guia de Comportamento

Use este tema para aprender a se comportar diante do mercado e reconheça os que tentam manipular os eventos.

ERRO NAS DECISÕES DE INVESTIR
COMPRANDO TARDE: vc pesquisou sobre uma compania e viu que seus fundamentos estão corretos. O preço da ação sobe em alto volume, mas vc sente que perdeu a oportunidade e decide esperar até q o preço caia para entrar. Mas isto não acontece. Continua a subir mais e mais. Vc percebe q ela era uma grande escolha e então vc decide comprar, bem no momento em que o papel tem uma reversão e entra em queda.

FALHAS NA COMPRA DE AçÕES: é o mesmo cenário acima, mas neste caso vc apenas assiste o papel subir sem ter tomado a decisão de comprar. Isto mostra q o medo tomou conta de vc.

SUGESTÕES DE COMPRA: a internet possui milhares de dicas de pessoas q vão de bem intencionadas até as q estão querendo promover algum papel para que eles possam vender os q eles têm em carteira. Procure informações sobre as empresas q lhe interesse; o q elas fazem, seus projetos. Não entre em qualquer investimento apenas por terem dito q ela terá altos ganhos. Esteja consciente de suas decisões.

O QUE MAIS SE VÊ ENTRE OS INVESTIDORES
Estas eu vou acrescentando ao longo do tempo, de acordo com o que vejo acontecer por aí.

NÃO ACEITAR ERROS: Algumas pessoas compram o papel X, e este não tem um bom desempenho. Eles não aceitam comentários ou notícias contrários de forma alguma. Ao invés disto, procura incessantemente por comentários positivos que justifiquem a sua permanencia na posição atual.. Muitas vezes se prende a outros investidores que estão na mesma situação e procuram tentar mostrar a outras pessoas que acredita no papel, tentando assim motivar outros a manterem ou entrarem nesta posição.

SENTIMENTALISMO: as pessoas praticamente ADOTAM um papel. Cria um vínculo que pode “cegar”o investidor a enxergar a realidade sobre o mercado.

GRAFISMO: os gráficos são uma ferramenta complementar, e não deveria ser o principal fator de decisão de investimentos. Gráficos são projeções futuras de preços históricos. Nada sabem sobre o mercado, a economia, a empresa…

VAI BOMBAR !!: Sempre vai haver alguém querendo dar movimento a papel sem liquidez. E junto, nos foruns, aparecem os q usam mais de 2 contas com nicks diferentes e ficam tentando alavancar o papel. Estes já tomaram suas posições compradas há tempos, aguardando apenas formar uma turma para poder atrair compradores e assim venderem suas posições. Logo, os comprados estarão sozinhos, com um papel sem liquidez, aguardando as vezes por meses por uma nova alta. Fiquem atentos quando dizem algo do tipo: “EU QUERO DIVIDIR ISSO COM VCS AMIGOS” . A tradução mais realista seria: EU COMPREI E QUERO LUCRAR.ENTREM, POIS PRECISO ALAVANCAR O PREçO E OS NEGOCIOS, PARA PODER VENDER. Ninguem trabalha de graça. NInguem vai perder seu tempo analisando mil coisas por nada. Ninguem liga se vc perdeu ou não. No mercado cada um defende o seu. Os foruns estão lotados de malandros. O q não quer dizer q seja algo ruim, pois malandros nada mais são do que pessoas que se aproveitam da falta de conhecimento de outrem para tirar vantagem. E para eles , o mercado está maravilhoso, pois a quantidade de pessoas sem o menor conhecimento sobre o mercado tem crescido bastante.

FALTA DE ANÁLISE PRÓPRIA: Busque opiniões, mas não deixe de ter a SUA. Não se deixe influenciar por algo que vc não conheça. Se informe. Se falam que um papel vai subir muito, avalie ! Pode até ser verdade, afinal, não temos como acompanhar todas as empresas. Mas busque o FATO. Olhe para a REALIDADE da empresa. Dessa forma vc tem bem menores chances de acabar preso a um papel sem liquidez, onde vc depois de semanas, meses , acaba vendendo muito abaixo do preço, ou até vendendo no preço depois de um tempo. Mas tenha certeza que vc terá perdido muitas outras oportunidades.

PROFETAS DO APOCALIPSE: A todo momento de alta vc irá ouvir dezenas de pessoas que, bem ou mal intencionadas, irão dizer que tudo irá cair, que o índice vai corrigir para X porque o gráfico, o índice está avisando. Não caia nestas bobagens. Na verdade o que querem é criar uma condição para que haja esta queda e alguém tenha lucro. Isso é a coisa mais comum de se fazer neste mercado. VAI CAIR ! ( para eu lucrar pois estou vendido ou comprado em algum outro mercado). VAI SUBIR ! ( para eu lucrar pois estou comprado ou vendido em algum outro mercado). Risco nós corremos todos os dias neste mercado. São poucos os dias em que tudo sobe. Estar neste mercado é um risco por si só. Alguns maiores outros menores.
Se cair, ótimo, coloque sua ordem de venda e espere o melhor momento para entrar ! Se subir, maravilha !
Se está com recordes, ótimo! Vamos aproveitar e fazer o lucro de todo dia!
Agora pode cair a qq momento ? Claro q pode ! E o engraçado é que depois aparecem os mesmos dizendo: EU NÃO DISSE ?? EU AVISEI ! É só uma questão de saber avaliar as informações e estar atento ao FATO !
Nós temos o provilegio de saber da China após o seu mercado fechar. Nós temos indices futuros indicando alguma possivel tendência. Nós temos noticiários, em tempo real. Temos todas as cotações do mundo todo à disposição. Há muitos investidores loucos para provocar pânico, pois desta forma, podem se reposicionar. Estar com o sinal de alerta ligado deve acontecer todos os dias. Independentemente de estarmos em condições favoráveis ou não. Acompanhando o mercado, não há razão de alardes.As oportunidades acontecem todos os dias, e mesmo nas quedas se pode fazer dinheiro. Principalmente aos novatos que , qdo lêem algo, saem correndo comprando ou vendendo em situação desfavorável, fazendo a alegria dos que se aproveitam disto. Sem saber se o mercado está bom ou não, se os indices estão dando suporte para se manter comprado ou vendido. O que deve ser feito é tornarmos melhores investidores, procurando se informar e crer em FATOS e não em ACHISMOS. Pode ser, quem sabe, acredito que, possivelmente, há indícios, NÃO SÃO FATOS. Estes sim são as únicas certezas que vc tem e pode confiar.


Veja também:

Nenhum comentário: