quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Aluguel de Ações (Doador)

Por Marco Antônio Goulart

O aluguel de ações é uma operação através da qual os investidores disponibilizam títulos para  empréstimos e os interessados os tomam mediante aporte de garantias. A Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC) atua como contraparte no processo e garante as operações. A operação de aluguel, consiste na transferência de títulos da carteira do investidor (doador) para satisfazer necessidades temporárias de um tomador. O tomador do aluguel estará com o ativo disponível em sua carteira, durante o período de vigência do contrato. O tomador poderá realizar as seguintes operações com as ações:

Vendê-las no mercado a vista;
Utilizá-las na liquidação de operações realizadas no mercado a vista;
Utilizá-las como garantia para operações nos mercados de liquidação futura;
Utilizá-las como cobertura no lançamento de opções de compra.
A operação de aluguel de ações pode ser reversível, onde o tomador fica apto a finalizar a operação, a partir da data de reversão estipulada no contrato ou não reversível onde o tomador fica obrigado a manter a posição até o final do prazo.

Para o tomador (locador) existe o risco da flutuação da ação no período de vigência do contrato, em geral quem toma um papel espera que o preço deste caia. Para o doador (locatário) também existe o risco de oscilação da ação, uma estratégia de longo prazo pode reduzir este risco. Investidores de longo prazo podem utilizar o mercado de aluguel para obter uma taxa extra de remuneração de seu capital.

A taxa de aluguel é estipulada pelo doador, e deve estar de acordo com as taxas existentes no mercado, para que ocorra o negócio. Para realizar a operação o investidor deve entrar em contato com a mesa de operações de sua corretora ou enviar e-mail para a mesma (dependendo da corretora) detalhando o papel que deseja alugar, a quantidade, taxa de juros, prazo, tipo de aluguel (reversível ou não reversível), e a comissão a ser recebida pela instituição que registra a oferta. O Doador também tem a opção de estabelecer se deseja que os papéis estejam disponíveis para prolongamento do aluguel ou não (renovação automática do aluguel).

Continua em Conexão Dinheiro

Veja também:

Nenhum comentário: