Por: Camila Schoti
15/10/07 - 12h17
InfoMoney
SÃO PAULO - Períodos em que os ganhos nos mercados acionários são abundantes como o atual tendem a atrair para a Bolsa investidores que, geralmente, por maior aversão ao risco ou incerteza, mantêm-se fora dos mercados de renda variável. Quando entram, porém, costumam estar ávidos pelos lucros que "todos" os outros investidores estão embolsando.
Por vezes, a gana por lucros pode levar o investidor a operações demasiado arriscadas, subestimando o risco real de perda de capital inerente aos mercados acionários, inebriado pelos retornos esperados bastante atrativos.
A consistência de resultados financeiros positivos em bolsa decorre, portanto, não somente da arte de operar no mercado financeiro, mas também do manejo de risco eficaz, de acordo com Alexandre Wolwacz, no livro A Arte do Investimento - Táticas Operacionais de Posição em Ações.
Para o autor, que dá lições de "Como Sobreviver em uma Floresta" , a aplicação de conceitos de manejo de risco altamente disciplinada é vital para obter sólidos resultados. Em linha com esta percepção, o autor lista cinco "dogmas" que podem proteger o seu dinheiro.
Cinco dogmas para proteger seu dinheiro
O primeiro deles diz respeito a sempre usar o manejo de risco e limitar a perda a no máximo 2% do capital. O segundo, por sua vez, lança luz a hora certa de se desfazer de posições e embolsar os lucros.
Neste caso, a sugestão é de que, caso a operação esteja com 25% de lucro, o ideal é realizar 70% da posição e deixar o restante "somente para a eventualidade de uma reversão da tendência vigente com um pivô".
Estratégia de uso do stop loss
O dogma seguinte refere-se à redução do stop loss. Wolwacz aconselha trazer o stop para, no mínimo, um valor em que os resultados líquidos fiquem empatados, após a operação iniciada acumular 8% de lucro. Por trás desta sugestão, está a idéia de garantir que uma operação lucrativa nunca mais vire uma operação deficitária, ainda que isto signifique fechar no empate, ressalta.
Adicionalmente, se o SAR (ferramenta de análise técnica utilizada como técnica de stop loss) semanal sugerir colocar o stop acima do preço de empate, o autor sugere seguir o SAR, alternativamente, se o preço de empate for superior ao SAR, coloque o preço de empate, ou seja, utilize o que estiver mais acima.
Embolsando os ganhos
O quarto dogma, por sua vez, sugere que em operações iniciadas com mais de 13% de lucro o stop mínimo deve estar determinado de maneira a proteger 5% de lucro. A opção de seguir o SAR assemelha-se ao do terceiro dogma: utilizar aquele que for mais alto.
O quinto e último dogma listado pelo autor diz que, ao iniciar uma operação cujo lucro ultrapassou 10% em menos de uma semana, é recomendável encerrar 70% da operação e manter os 30% restantes para prazos mais longos e stop inicial.
Veja também:
Um comentário:
intiresno muito, obrigado
Postar um comentário