quinta-feira, 31 de julho de 2008

Seleção de Carteiras através do modelo de MARKOWITZ

O americano Harry Markowits, de 80 anos, é um conceituado economista que ganhou o prêmio Nobel de Economia em 1990 com a teoria das carteiras. Ela deu origem ao modelo Markowitz, um sistema matemático que faz infinitas combinações de ações de uma carteira e os percentuais que devem ser investidos nelas para obter o melhor resultado financeiro

Segundo Harry Markowitz (1952), o processo de seleção de uma carteira de ações pode ser dividido em dois estágios. O primeiro começa com observação e experiência e termina com opiniões sobre a performance futura dos negócios avaliados. O segundo estágio começa com as opiniões relevantes sobre o futuro e termina com a escolha de uma carteira de ações.

Como pode-se calcular o retorno esperado e a variância de uma carteira de ações?
Harry Markowitz (1952) desenvolveu um método que registra a variância de uma carteira
como a soma das variâncias individuais de cada ação e covariâncias entre pares de ações da carteira, de acordo como o peso de cada ação na carteira. Markowitz comenta que deve haver uma carteira de ações que maximiza o retorno esperado e minimiza a variância, e está deve ser a carteira recomendada para um investidor.

A revista Você S/A, edição de janeiro aplicou o método Markowitz em 8 carteiras de corretoras, a saber:ABN Amro Real,Alpes, ABN Amro Real,AmericaInvest, Deutsch, Infinity, Banif, Planner e Spinelli.
Saiba como usar o método aqui

Veja também:
Atitude 

Nenhum comentário: