domingo, 20 de janeiro de 2008

Dicas James Crammer

James J. Cramer é diretor e co-fundador do site TheStreet.com. Contribui diariamente com comentários sobre o mercado para seu site e também atua como conselheiro para os CEOs de algumas companhias.

Leia abaixo as 25 regras sugeridas por Cramer e que todo trader deve se lembrar ao operar.

Regra No. 1: Bulls e Bears não tem medo de Lucrar, as sardinhas são cozidas em óleo quente no meio do caminho. É essencial para todos os Traders saberem quando tirar algum dinheiro da bolsa

Regra No. 2: Não há nenhum problema em se pagar à cota do Leão. Pare de temer o imposto de renda e comece a temer com o prejuízo porque o lucro pode ser passageiro.

Regra No. 3: Nunca compre tudo de uma vez só. Para maximizar seus lucros, nunca compre tudo de uma vez, trabalhe suas ordens de compra e tente obter o melhor preço ao longo do tempo.

Regra No. 4: Compre ações desvalorizadas de empresas com bom fundamento, não de empresas quebradas. Não existe reembolso na Bovespa, então faça sua pesquisa e mantenha o foco de seus trades em ações subvalorizadas e esqueças as quebradas.

Regra No. 5: Diversifique para Controlar o Risco. Se você controla bem os períodos de baixa e diversifica seus ativos, o período de alta vai fazer o resto do trabalho.

Regra No. 6: Faça seu dever de casa antes de comprar qualquer ação. Antes de você comprar qualquer ação, é importante pesquisar todos os aspectos da empresa alvo.

Regra No. 7: Ninguém ganha muito entrando em pânico. Sempre haverá um momento melhor para entrar/deixar a bolsa, então é melhor evitar os movimentos de manada.

Regra No. 8: Compre ações de empresas lideres em suas áreas. Investimentos em ações mais caras invariavelmente compensam porque você obtém paz de espírito.

Regra No. 9: Defenda Algumas Ações, Não Todas. Quando o trade começa a ficar difícil, pegue suas ações favoritas e defenda-as com unhas e dentes.

Regra No. 10: Cuidado ao comprar na expectativa de que a empresa venha a ser adquirida. Empresas com histórico ruim usualmente não recebem boas ofertas de compra, então concentre-se naquelas que apresentam bons fundamentos.

Regra No. 11: Não amplie demais sua carteira de ações. Isto pode parecer restritivo, mas é melhor ter poucas posições que você conheça bem e goste.

Regra No. 12: Dinheiro na conta é o lema dos vencedores. Se você não estiver gostando do andamento do mercado ou não tem nenhuma boa razão para comprar, nunca é tarde demais para vender e embolsar o dinheiro.

Regra No. 13: Nada de ” eu iria”, “eu poderia”, “eu deveria”. Este tipo de emoção é destrutiva para tomar decisões de investimento.

Regra No. 14: Não tema as correções. Esteja preparado para elas. Nunca está claro quando uma correção irá sacudir o mercado, então espere e sempre esteja preparado para uma correção.

Regra No. 15: Não esqueça os Bonds. É importante observa-los mais do que as ações. os Bonds são uma competição direta as ações.

Regra No. 16: Nunca subsidie operações perdedoras com operações vencedoras. Qualquer operador paralisado na sua posição faria bem em vender suas ações em queda livre e esperar por dias melhores.

Regra No. 17: A esperança sempre bate à porta. Esperança é emoção, pura e simples, negociar ações não é um jogo de emoção.

Regra No. 18: Seja flexível. Reconheça e esteja aberto a mudanças inesperadas porque o mercado por natureza é dinâmico, não estático.

Regra No. 19: Quando o CIO pular fora. Você deve fazer o mesmo. Executivos da alta direção não saem de uma empresa por razões pessoais, isto é um sinal forte de que alguma coisa está errada com a empresa.

Regra No. 20: Desistir antes de deixar o lucro correr é um pecado. Se você não tem paciência, pense em deixar alguém que tenha, administrar seu dinheiro .

Regra No. 21: Seja um crítico de TV. Aceite que o que você vê na televisão está provavelmente certo, porém não mais do que isso.

Regra No. 22: Espere até 30 dias após pré-anúncios. Usualmente pré-anúncios sinalizam fraquezas no horizonte, espere 30 dias para ver se alguma coisa melhorou antes de disparar uma compra.

Regra No. 23: Tome cuidado com a euforia do Mercado. Nunca subestime a máquina de promoção porque os analistas de mercado sentados em suas majestosas cadeiras podem promover a alta de uma ação muito além da razão..

Regra No. 24: Explique suas Escolhas. Comprar ações é um evento solitário, tão solitário que, sempre tenha certeza de que você possa articular as razões de sua compra para outra pessoa.

Regra No. 25: Sempre haverá um mercado Bull. Tudo bem, sabemos que você tem estudar muito para achá-lo, apenas não assuma que porque o mercado está no modo Bear (caindo), você não tem tempo ou é intelectualmente preguiçoso para achar uma boa oportunidade.


Veja também:

2 comentários:

Anônimo disse...

I really like when people are expressing their opinion and thought. So I like the way you are writing

Anônimo disse...

I am reading this article second time today, you have to be more careful with content leakers. If I will fount it again I will send you a link