sábado, 19 de janeiro de 2008

Especular é uma Arte

Dentre as principais razões de um especulador falhar no mercado, além da psicológica, a mais comum é pq não estão suficientemente capacitados. Não sobrevivem ao mercado pq não têm todos os conhecimentos necessários.

Outra razão que pode explicar o fracasso é a própria natureza dos mercados. Eles às vezes apresentam uma tendência muito volátil , e em outras ocasiões, sem nenhum respaldo, movem-se lateralmente.

Não se pode aplicar o mesmo sistema de especulação a mercados diferentes. Muitos especuladores perdem pq em algum tempo aprenderam um modo de operar que funcionou muito bem em uma circunstância e seguiram a aplicando da mesma forma em outras vezes, independetemente da situação do mercado.

Ademais, a falta de disciplina(psicológica) adiciona mais um item para justificar o insucesso. É preciso seguir responsavelmente seu sistema de especulação e saber controlar o risco que pode ser assumido. Começar com pequenas posições pode ser útil, incrementando mais riscos à medida em que se aprimora os conhecimentos e o controle emocional.

É certo que um bom especulador é uma pessoa q pode tomar decisões corretas de forma rápida e precisa, que mantem a calma quando os outros dominam o movimento do preço.

O sucesso na especulação não vem por acaso. Especular exige tanto conhecimento quanto investir. Com suas particularidades, ESPECULAR É UMA ARTE !


Veja também:

Um comentário:

Anônimo disse...

Pergunto?
Primeiro parágrafo.
E alguém têm todos os conhecimentos necessários (especulador ou investidor, com certeza não! ou me informe quem previu o 11 de setembro?)
Parágrafo 2 e 3.
Primeiro você quer flexibilidade - não se pode aplicar o mesmo sistema... - depois cita a falta de disciplia? - decida-se amigo.