segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Estocástico

Indicador do tipo oscilador muito utilizado por operadores. Criado por George Lane em 1950. O estudo baseia-se no fato, quando o preço sobe, o valor do fechamento tende a está próximo do valor máximo alcançado. Quando o preço desce, o valor do fechamento tende a está próximo do valor mínimo alcançado.
Assim como o IFR (Índice de Força Relativa) o indicador oscila entre os intervalos de 0 e 100. O indicador controla os dois níveis, por padrão, o nível inferior tem um valor de 30 (sobre-venda “oversold”) e o nível superior tem o valor de 80 (sobre-compra “overbought”) são fixados na tabela, com ajuda dos marcadores horizontais.

O oscilador é formado por duas linhas denominadas K e D (linha de sinal), a rápida (K), bem como a lenta (D).

É calculada da seguinte forma:
K = 100*[(C – L)/(H – L)]

C = Fechamento do dia
L = preço mais baixo (mínima) nos últimos n. períodos.
H = preço mais alto (máxima) nos últimos n. períodos.

D = média móvel de K

É recomenda a utilização da fórmula em um período entre 5 e 21 dias.

Regras de Interpretações
Existem diversas maneiras de interpretar. Vamos ver algumas delas:

Alcançando as linhas de 30 e 80

Quando a cotação alcança o topo (intervalo 80), consideramos o mercado comprado e quando alcança à mínima (intervalo 30) consideramos o mercado vendido. O momento considerado favorável para entrada é quando ele está vendido e para sair, quando estiver comprado.



Mais importante do que comprar abaixo de 15 ou vender acima de 85 é não comprar acima de 80 e não vender em um valor menor do que 30. Isso porque, apesar da vontade de aproveitar o momento forte de um dos lados, as chances de reversão são bastante grandes.

Cruzamento

O cruzamento da linha K, de baixo para cima, sobre a linha D na região de sobre-venda, indica compra. O cruzamento de cima para baixo da linha K sobre a linha D na região de sobre-compra indica venda.



Divergências

As divergências ocorrem quando o preço torna uma nova alta (ou baixa), que não é confirmada por uma nova alta (ou baixa) no Estocástico.

Algumas vezes o gráfico dos preços faz um novo topo mais alto que o anterior, enquanto que o Estocástico não acompanha este movimento, ficando abaixo de seu último topo. O Estocástico está apresentando um sinal de fraqueza do mercado de alta e talvez seja uma boa oportunidade de vender. Se os preços fazem um novo fundo e o Estocástico não, poderá surgir uma oportunidade de compra.



Combine indicadores

Para operar com mais segurança é indicado o uso de mais indicadores.
Você também pode usar o Estocástico Oscilador, com os gráficos de candlesticks, linhas de tendências (LTA/LTB), Seqüência de fibonacci e com canais que nos proporcionam mais segurança.

Conexão Dinheiro

Nenhum comentário: